​Os benefícios do Queijo Ricota

O queijo ricota, de origem italiana, é produzido através do soro do queijo, apresenta um sabor suave e delicado, de alta digestibilidade podendo ser consumida in natura, no preparo de pratos doces, salgados e patês, como também em preparações aquecidas, pois seu sabor se mantém inalterado.

Muito consumido nas dietas de emagrecimento por possuir pouca gordura e sódio, o queijo ricota é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e sais minerais.​

Dica de leitura: A Fisiologia do Gosto – Brillat Savarin

Considerado o primeiro livro de gastronomia, “Fisilogia do Gosto” foi escrito por Brillat Savarin, um sobrevivente da Revolução Francesa, cozinheiro e gourmet. Em sua obra ele escreve sobre a cultura ao redor da mesa, regras de etiquetas e preparo dos alimentos. Além disso, a obra conta vários casos hilários.
Editora Companhia da Mesa.

Fonte:companhiadasletras.com

 

A importância dos grãos para sua saúde

A importância dos grãos para sua saúde

Os alimentos em grãos são ricos em carboidratos complexos, que são o principal combustível do corpo. Os carboidratos fornecem energia para manter seus movimentos, sua respiração e sua mente. Os produtos em grãos também fornecem vitaminas B e ferro, assim como outros fitonutrientes benéficos (substâncias em plantas com efeitos protetores à saúde). Além disso, muitos alimentos em grãos são riquíssimos em fibras.

Tipos de grãos

Os tipos mais comuns e essenciais para nossa alimentação são: feijão, lentilha, grão de bico, milho, soja e ervilha. O ideal é incluir uma porção por dia de um tipo de grão na alimentação. Comer de maneira mais saudável pode também fazer parte de um tratamento alternativo contra doenças.

Soja

Muitas propriedades benéficas são atribuídas à soja. A mais recente e mais importante é a capacidade desse alimento de ajudar a reduzir o colesterol e a prevenir alguns tipos de câncer.

A soja apresenta elevada concentração de proteína, mas nem por isso pode ser usada como uma fonte única desse nutriente. A soja tem em sua composição o fitoestrógeno, elemento que tem a capacidade de inibir a síntese de colesterol no fígado. Outra função importante do fitoestrógeno é a sua ligação com alguns tipos de células cancerígenas.

Fonte: Beleza e Saúde

 

Importância da água

A importância de beber água

A quantidade de água que precisamos ingerir diariamente pode variar. Em média, para suprir todas as necessidades do organismo é preciso tomar 2 litros. Todo dia.

Uma dica é: tenha sempre uma garrafa de água ao alcance das mãos. Se 2 litros de água lhe parecem demais, saiba que parte da ingestão diária pode ser suprida com outras fontes, como sucos, água de coco, leite, frutas, chás e sopas. Evite, porém, bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos artificiais.

Se esses detalhes ainda não convenceram sobre a importância de beber rigorosamente a quantidade necessária de água por dia, aqui vão outros cinco benefícios da água:

Regula a temperatura corporal: Durante os exercícios físicos ou quando o clima está muito quente, a água do organismo é liberada pela transpiração para regular a temperatura e evitar que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas;
Desintoxica o corpo: Ela auxilia na prevenção e no tratamento de infecção urinária, pois o líquido estimula as idas ao banheiro, o que ajuda a “limpar” o trato urinário. Em parceria com a ação das fibras alimentares, a água ajuda a formar e hidratar o bolo fecal, evitando que ele fique ressecado e, como consequência, cause constipação intestinal. Também auxilia na respiração, pois dilui o muco, o que facilita a expectoração de resíduos pulmonares;
Absorção e transporte de nutrientes: A água auxilia na absorção de nutrientes e glicose. Além disso, o líquido ajuda no transporte dessas substâncias pela corrente sanguínea e na distribuição para as diversas partes do organismo;
Emagrecimento: Além de reduzir a retenção de líquidos, pois coloca os rins para trabalhar, a água também traz sensação de saciedade. Assim, ingerir 2 ou 3 copos antes da refeição ajuda a controlar o apetite. Sem contar que não tem calorias!;
Pele bonita: Promove a revitalização das células e mucosas. Na pele, isso resulta em uma hidratação de dentro para fora. Portanto, ela constitui o método mais barato e eficaz para evitar o ressecamento e a descamação.

Matéria escrita por Tainah Medeiros (jornalista com foco em saúde). Veja mais sobre o trabalho dela no link.

Leia a matéria completa AQUI.

​Os benefícios da prática de atividade física regular

A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo. Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação.

Além disso, praticar atividade física após os estudos é uma ótima estratégia para consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento das catecolaminas que são essenciais para a memória.

Quem está acima do peso deve praticar exercícios pelo menos 5 vezes por semana, durante 90 minutos, para poder queimar gordura. Idosos também podem fazer exercícios e os mais indicados são aqueles que estão de acordo com a funcionalidade do corpo.

Ver matéria completa no portal Tua Saúde.

 

​Diminua o excesso de sal da comida

Todos nós sabemos que o alimento quando está salgado de mais pode causar desconforto e frustração para as pessoas que estavam esperando um alimento saboroso e delicioso.
Realmente é muito complicado!

De acordo com o site Pure Wow, existem algumas dicas para tirar o sal em excesso da comida e uma delas, como não poderia deixar de ser, é recorrer à água. Se for uma comida com molho, tente diluir o sal adicionando água fria aos poucos para que não fique em excesso e estrague a textura dos alimentos que estão sendo cozidos.

Gostou dessa dica?!

O leite e os seus derivados são ricos em nutrientes

O leite e seus derivados são alimentos muito completos já que possuem os três princípios básicos que são: proteínas, lipídios e glicídios. Além de serem ricos em vitaminas do grupo B, vitaminas A e D e minerais como o cálcio.​

O leite é um dos alimentos mais equilibrados​ e completos que existe na natureza. É fundamental para o crescimento e para a atividade física. Eles fornecem proteínas de grande valor nutricional, vitaminas e minerais, entre eles o cálcio.

Além disso existem as bebidas lácteas acrescidas de cereais, melhorando ainda mais o valor nutricional do leite. Bebidas lácteas tomadas quentes são excelentes reconstituintes e gelados são alternativas saudáveis aos refrigerantes.​

Quanto ao queijo, tem um valor nutritivo elevado, já que ao perder água seus nutrientes estão muito concentrados, o que também contribuiu para que sua quantidade de gordura seja maior do que do leite.​

Os benefícios do consumo do Feijão

Todos nós sabemos que o feijão é dos alimentos mais tradicionais da culinária brasileira. Está presente na mesa de praticamente todos os brasileiros.

Listamos alguns benefícios do feijão que inclusive está entre os alimentos recomendados pelo Guia Alimentar do Ministério da Saúde, justamente por conta das suas propriedades.

1. Auxilia no combate à anemia por ser uma fonte rica de ferro.

2. É fonte de vitaminas do complexo B que auxiliam o organismo para fazer a quebra dos carboidratos e das gorduras em energia.

3. O alto teor de fibras melhora o trânsito intestinal e também auxiliam o controle dos picos de açúcar no sangue, mantendo a taxa de glicose equilibrada.

4. Excelente para quem quer emagrecer pois é um alimento pouco calórico.

5. Auxilia na prevenção das cáries pois, de acordo com recentes pesquisas, podem potencializar a ação do flúor na saúde bocal.

Por isso, lembre sempre de incluir o feijão na sua alimentação diária!

​Por que comer legumes e verduras?

Os legumes e verduras devem estar presentes diariamente nas refeições. Ricos em diversos nutrientes, esses alimentos auxiliam o organismo de diversas formas. A grande maioria ajuda a fortalecer os ossos, diminuir as chances de sofrer com doenças cardiovasculares e ainda possui ação antioxidante.

Além de deixar as refeições mais nutritivas, as frutas, verduras e legumes podem tornar os pratos mais saborosos e coloridos. A variedade de produtos que compõem esse grupo é tão grande, que é possível encontrar alimentos doces, salgados, amargos e cítricos. Além disso, eles podem ser feitos de diferentes maneiras, em pratos variados.

É tanta variedade que certamente você encontrará uma que agrade ao seu paladar!

A Organização Mundial de Saúde indica que a alimentação deve conter cerca de 400 gramas ou 5 porções diárias de frutas, hortaliças e verduras. Além disso, estudos apontam que pessoas que seguem a recomendação têm até 25% menos de chance de morrer por qualquer doença, se compararmos às pessoas que não ingerem nenhum desses alimentos.

Inserir entre 3 e 5 porções de frutas, verduras e legumes na alimentação é a base para quem deseja ter refeições mais equilibradas e conquistar uma qualidade de vida melhor.

Ler matéria completa no blog Minuto Saudável.

Salada

Dicas para uma alimentação adequada

Alimentar-se bem vai muito além do tipo de alimento que se escolhe para compor a dieta. Alimentar-se bem tem a ver também com intervalos corretos entre as refeições, com a forma como realizamos cada refeição e, é claro, com uma dieta rica em alimentos saudáveis e que contemplem nossa necessidade diária.

Para ter uma alimentação correta, é necessário estar atento às três refeições principais: o café da manhã, almoço e jantar.

Café da manhã: essa refeição é extremamente importante porque é a primeira do dia. Ela ocorre após um grande período de jejum, uma vez que uma pessoa dorme, em média, oito horas a cada noite. Portanto, é fundamental que seja realizada antes de qualquer outra atividade. Caso uma pessoa resolva trabalhar, ir à escola ou praticar um exercício logo após acordar sem fazer essa refeição, pode haver uma queda de pressão e até desmaios.

Almoço: normalmente é a refeição em que conseguimos a maior quantidade de nutrientes e calorias que precisamos, haja vista que é nesse momento que ingerimos, por exemplo, carnes, que são fontes de proteínas, vegetais, que são ricos em vitaminas e fibras, e arroz, uma grande fonte de carboidratos. Além de garantir nutrientes, o almoço fornece energia para completarmos o restante das nossas atividades diárias.

Jantar: normalmente é uma refeição mais leve que o almoço, entretanto, é essencial para repor nossas energias. É importante não exagerar no jantar, pois a digestão é dificultada quando dormimos.

DICA IMPORTANTE:

Entre as grandes refeições, é importante realizar sempre pequenos lanches, como frutas e barrinhas de cereal.
Esses lanches são essenciais para manter o corpo ativo e impedir que nos alimentemos exageradamente nas grandes refeições.

Assim, faça pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia.