facas hohenmoorer

Facas HOHENMOORER chegam ao Brasil

Desenhadas e produzidas artesanalmente pelas mãos do alemão Ulrich Hennicke na cidade de Asendorf – Alemanha, as facas da Hohenmoorer são elaboradas com aço carbono de alta dureza, apresentando fio mais duradouro e um corte mais preciso do que as tradicionais facas de aço inoxidável. Trazidas com exclusividade ao Brasil pela loja online Manufakt, elas têm perfis distintos e contemporâneos e, por mais que sigam um modelo base, nunca serão totalmente iguais.

As facas de aço Damasco da Hohenmoorer são as mais exclusivas, feitas com 240 camadas de aço Damasco. Para isso, é usada uma combinação dos dois melhores aços de ferramenta, além de um resistente aço de níquel. Após sucessivas dobras, a lâmina obtida tem excelente retenção do fio de corte, além de um grau ideal de flexibilidade e dureza.

Outro modelo disponível no site é a Faca Santoku. Sua lâmina tem 16,5 cm de comprimento e 2,6 mm de espessura. Com comprimento total de 30 cm e 156 g de peso, seu cabo é feito com carvalho dos Pântanos. A peça vem numa caixa de presente e a lâmina tem dureza de 62-64 HRC.

Fonte: Food Magazine

Forno a Gás é Tendência nas Pizzarias

A frase “assada no forno à lenha” vai aos poucos sendo extinta do cardápio de estabelecimentos em todo país. Mais econômicos, práticos e precisos, os fornos a gás vêm mudando o velho modo de fazer pizza, sem prejudicar o sabor. Parte da clientela ainda resiste e cabe aos funcionários convencê-la que a modificação foi para melhor: “Os clientes acreditavam que o sabor não seria o mesmo, mas isso não é verdade, já que a pizza não ficava tanto tempo exposta à lenha a ponto de pegar o gosto da defumação”, afirmou Adriano Silvério, proprietário da pizzaria Adrix, localizada em São Bernardo do Campo.

A mudança começou em 2009, quando decidiu trocar a lenha pelo a gás. Na época, a novidade não era tão bem vista pelo mercado: “Achavam que não iria funcionar e tinham medo da não aceitação dos clientes, mas acabei arriscando. No fim, deu certo e virou tendência”, concluiu Adriano, que passou a vender mil unidades a mais por semana em 2010, após a troca pelo forno a gás do tipo esteira. Atualmente produz cerca de 264 mil pizzas por ano, 40 por cento a mais desde os tempos de forno à lenha.

Com o sistema a gás, veio a possibilidade de controle de temperatura dos fornos, que passaram a assar de forma rápida, diminuindo o intervalo entre uma fornada e outra. Desde então a capacidade de produção passou para um nível industrial: 400 pizzas por hora.

A crescente demanda fez com que as principais distribuidoras de GLP (gás liquefeito de petróleo) se adequassem ao cenário atual. Segundo Vicente Longatti, Gerente Nacional Comercial Empresarial da Copagaz – quinta maior distribuidora de GLP no Brasil – mudanças estratégicas foram necessárias: “Fornecemos consultoria para os estabelecimentos interessados em migrar para o GLP em todas as etapas do processo de substituição da lenha para o gás, além da instalação de tanques nos locais de consumo, que são abastecidos regularmente por caminhões-tanque, substituindo os botijões transportáveis”, afirmou.

O sistema a gás também beneficia o meio-ambiente. Segundo estudo realizado por pesquisadores do IAG-USP, em colaboração com diversos grupos de pesquisa no Brasil e no exterior, há mais de 11 mil pizzarias só em São Paulo, a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, atrás apenas de Nova York, nos Estados Unidos. Aproximadamente 80% desses estabelecimentos queimam lenha, principalmente eucalipto, para produzir cerca de 1 milhão de pizzas por dia. A quantidade média de lenha usada pelas pizzarias na cidade é de 48 toneladas por ano. Esse número perfaz um total de 7,5 hectares de floresta de eucalipto queimados por mês e 307,2 mil toneladas de madeira incinerada, concluiu a pesquisa.

 

Principais benefícios:

Controle de temperatura: Os fornos a gás são reguláveis, permitindo maior uniformidade no aquecimento, evitando que as pizzas queimem e padronizando a produção;

Otimização do espaço: Os tanques de gás não ocupam tanto espaço quanto a madeira, além de sujar menos o local de armazenamento, evitando possíveis visitas indesejadas de animais atraídos pela lenha, como ratos, insetos e até cobras.

Salubridade e meio ambiente: A queima da lenha produz gases altamente tóxicos, trazendo risco aos funcionários que inalam a fumaça constantemente, diferentemente do gás; além disso, a emissão de gases de efeito estufa é altamente prejudicial ao meio ambiente.

Legislação: Algumas cidades, por questões ambientais, exigem análises criteriosas para regularização do uso da lenha em estabelecimentos. Problema não enfrentado por quem opta pelo forno a gás.  

Fonte: Food Magazine

Unilever traz Chef Global da marca Tabasco ao Brasil

Focada no mercado de alimentação fora do lar, a Unilever Food Solutions (UFS) traz o britânico Gary Evans, Chef Global da marca Tabasco, para o Brasil. Desde janeiro de 2017, a UFS é a empresa responsável pela distribuição dos produtos Tabasco ao mercado brasileiro de food service.
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Em sua agenda de visitas e eventos com restaurantes parceiros da Tabasco e da UFS, que vão desde casas pequenas até grandes redes internacionais, o papel de Evans no Brasil é o de dar consultoria, treinar e inspirar alguns clientes de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, três dos principais mercados da marca.
“Estou muito animado para conhecer os costumes de cada região e poder inspirar esses parceiros com novas receitas”, afirma Gary Evans. Já Rodrigo Bertoncini, diretor de Marketing de Unilever Food Solutions, afirma que “a vinda de Gary ao Brasil entregará soluções únicas para o mercado de alimentação fora do lar, além de novas ideias de receitas que combinam os produtos de Hellmann´s e Tabasco”. Gary estará no Brasil até dia 24 de março. 

Suco de Uva Integral se Destaca por Trazer Benefícios à Saúde

Além de o suco de uva integral apresentar as maiores concentrações de substâncias saudáveis, que ajudam a retardar o processo de envelhecimento, ele faz muito bem ao coração. Estudos revelam que ele ajuda no emagrecimento, melhora a circulação sanguínea e aumenta a imunidade do organismo.

Na composição nutricional da bebida, a substância mais importante é o resveratrol, responsável por diminuir o envelhecimento. Ainda, apresenta significativa quantidade de arginina, aminoácido que ajuda a melhorar a pressão, facilitando a circulação e a glutamina, que auxilia na parte intestinal. A ação das duas substâncias juntas, inclusive, ampliam à eficácia do sistema imunológico, protegendo o corpo de muitas doenças.

Como os consumidores estão cada vez mais preocupados com uma vida mais saudável, geralmente, dão maior preferência para produtos orgânicos. Portanto, investir comercialmente no suco de uva integral é uma boa pedida atualmente.

Fonte: Food Service News

Benefícios do Cogumelo Shiitake a Saúde

Existem vários tipos de cogumelos no mundo, porém nem todas as espécies são comestíveis já que podem causar mal aos seres humanos, além de ter o risco de serem venenosos. O que não é o caso do Shiitake, um cogumelo comestível nativo do leste da Ásia.

O cogumelo shiitake é um dos mais populares e mais consumidos do mundo. Recentemente incorporado ao consumo nos países orientais, os cogumelos são especiarias orientais que possuem inúmeros benefícios a saúde. É rico em proteínas, ajuda no tratamento e controle da pressão arterial, na redução do nível de colesterol, no fortalecimento do sistema imunológico e na inibição do desenvolvimento de tumores, vírus e bactérias.

Pensando no bem estar e saúde dos nossos clientes, selecionamos alguns dos benefícios que o cogumelo Shiitake pode trazer a saúde:

Ajuda a emagrecer: Com apenas 34 calorias a cada 100g, o shiitake é um excelente alimento para fazer parte de uma dieta para emagrecer. Por ser pouco calórico, a cada 100 gramas consumidas ele também fornecendo uma boa quantidade de fibras (2,5 gr), 75% de água e 7gr de carboidrato. Ou seja, o cogumelo consegue dar saciedade em pouca quantidade.

É uma ótima opção também para quem está evitando proteína de origem animal, devido as suas propriedades nutricionais.

Fortalece o sistema imunológico: É um dos maiores benefícios do cogumelo para a saúde. Por possuir lentianina, substância que estimula produção de glóbulos brancos responsável pela defesa do organismo, ele pode ser considerado um anti-inflamatório natural. Esta substância também pode auxiliar no combate ao câncer.

Regular os níveis de Colesterol: O shiitake contém eritadenina, uma substância capaz de diminuir os níveis de LDL, colesterol ruim. Por ser uma proteína magra, o cogumelo também tem a propriedade de diminuir a gordura. Além disso, a fibra também contribui para regular os níveis do colesterol diminuindo o ruim e aumentando o bom.

Nós, da Ícaro Rio Sul, também nos preocupamos com sua saúde! Por isso, quando vier nos visitar, não deixe de experimentar um dos nossos pratos (Torneador em crosta de Shiitake, Trio de Bruschetas e Polenta Ícaro), que contém o cogumelo shiitake nos ingredientes!

 

Café em alta no Brasil

Café em alta no Brasil

O café nunca esteve tão em alta. O Brasil é um dos maiores exportadores do grão no mundo e, também, um dos maiores consumidores. Aos poucos, fomos modificando nossa maneira de consumir a bebida pelo país, acompanhando um movimento que já está acontecendo lá fora: a degustação do café de forma mais minuciosa, seguindo alguns protocolos (que normalmente a gente não seguia, por hábito). Nos últimos anos, começaram a pipocar cafeterias servindo os tão falados cafés especiais.

Para os leigos, o que teria de especial nesse café? Por que pagar mais num espresso da tal cafeteria cool? Será que há a percepção de valor sobre um produto selecionado, por parte do consumidor? Sim, estamos falando de uma mudança de paradigma.

Estou em um caso de amor com o café, e vocês sabem disso. Pesquisando daqui, dali, conheci algumas cafeterias muito bacanas, distribuidores de cafés especiais, baristas, gente que ama o assunto de paixão… Foi assim que meu caminho cruzou com o da Juliana Ganan, a fundadora da BICA – Torradores de Café.

A BICA nasceu em 2016 com o intuito de fomentar a cultura de cafés especiais, aproximando o consumidor dos pequenos produtores de café do Brasil. Eles estão localizados em Itajubá, MG – nos pés da Serra da Mantiqueira, bem próximos de produtores locais e também dos arredores, de SP e RJ. Eles visitam as pequenas propriedades, conhecem os produtores e conversam bastante, para conhecer bem a história de cada um (e dos cafés que serão oferecidos ao público).

O café é comprado cru para, então, ser torrado pela galera da BICA. Como torradores, eles entendem que cada café é único. Por isso, é feita uma análise de cada lote, para que o processo de torra realce e valorize ainda mais aquele grão. Cada perfil de café recebe uma torra, de acordo com esse estudo. Coisa mais linda essa cadeia de produção: o café é cultivado e colhido com esmero, beneficiado com cuidado e torrado com carinho e atenção.

Estudamos com afinco como cada variável observada durante a torra pode influenciar a bebida que chega até o consumidor. Isso está longe de querer dizer que somos perfeitos. Todos os dias, temos como desafio fazer o nosso melhor, estudar mais, provar mais, e chegar em um produto do qual nos orgulhamos. Por aqui, as coisas são feitas com propósito, e somos diariamente gratos por isso.

A BICA tem como objetivo colaborar na manutenção de uma cadeia mais justa, oferecendo melhores condições de negociação com os produtores, levando um café de altíssima qualidade para os consumidores de todo o país. Coisa linda, né?

Recebi um pacotinho da BICA e ele vem com tudo explicadinho na embalagem: o local de origem, com nome do produtor (acho isso bacana, nos aproxima tanto de quem tá lá na labuta, sabe?), a variedade do fruto, o processo de “secagem”, trazendo também a data em que foi torrado (esse é um detalhe bem importante pra você saber se teu café tá no pacotinho há muito tempo, o que modifica completamente a experiência de consumo).

Para comprar o seu pacotinho, é só clicar aqui e ser feliz. Ah, eles atualizam um blog com textos bem interessantes pra quem está interessado em “adentrar” esse universo.
Cliquem aqui para acompanhar os posts.

Fonte: Blog Gordelícias

sanpellegrino

S.Pellegrino Young Chef

O concurso S.Pellegrino Young Chef, competição que reconhece e promove jovens talentos culinários ao redor do mundo, terá suas inscrições abertas em 1º de fevereiro de 2017. Entre as novidades do S.Pellegrino Young Chef , está o calendário mais extenso. Serão 18 meses, com o Grand Finale previsto para junho de 2018. O objetivo é que os candidatos trabalhem mais tempo com seus chefs mentores para desenvolverem melhor a assinatura de seus pratos e refinarem suas habilidades. Outra novidade é a separação da região “América Latina” entre “América Central – Caribe” e “América do Sul”, dando mais visibilidade aos países de ambas as regiões.

As inscrições passarão a ser aceitas em inglês, espanhol, mandarim, francês e italiano.

Porém, todos os participantes têm como pré-requisito básico compreender e falar inglês, idioma oficial da competição.

Maiores informações no site S. Pellegrino Young Chef.

Histórias saborosas sobre comida

A jornalista Roberta Faria organizou o livro “Eu amo comida”, que reúne 50 relatos de produtores, cozinheiros, chefs e glutões de todo o Brasil. O lançamento acontece hoje, na abertura do Vogue Square, na Barra. Parte da renda é revertida para as ONGs Banco de Alimentos e Gastromotiva.

“A comida é a nossa conexão mais direta com a natureza — a nossa própria e a que nos cerca, nossos impulsos e nosso bioma. Produzir, cozinhar e alimentar-se são expressões genuínas da cultura, que revelam nossas origens e tradições, nosso lugar no tempo e no espaço, nossa capacidade inventiva e nossa evolução”, explica Roberta.

O livro faz um passeio por cinquenta perfis, que vão desde da crudívera Aline a um churrasqueiro dos pampas. Tem causos do “frutólogo” Helton, que coleciona frutas raras em seu pomar, do publicitário David que largou tudo para morar na roça e plantar orgânicos. Uma leitura com casos saborosos e divertidos em torno da boa mesa.

Pérsio percorre a cidade de São Paulo, todo sábado, em busca da feijoada perfeita. Do boteco mais simples ao restaurante mais estrelado, o publicitário prova todas as variações e registra o resultado de suas andanças e comezainas no blog Feijucas.

Fonte: Portal O Globo

pesquisa revela curiosidades sobre consumo de vinhos

Pesquisa revela curiosidades sobre o consumo de vinhos

Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha com 1.010 enófilos resultou em alguns dados e números curiosos acerca do consumo de vinhos. Depois de coletar as respostas e correlacioná-las com o perfil da pessoa questionada, foi possível estabelecer uma “jornada do vinho”, no qual o tipo da bebida varia de acordo com a idade dos indivíduos. A maioria dos britânicos começa com Sauvignon Blanc ou Chardonnay, antes de passar a consumir tintos Merlot ou Rioja e posteriormente Pinot Grigio e Malbec. Voltando, por fim, a preferir os rótulos produzidos com as três cepas iniciais.

Também contribuiu para a descrição das preferências vinícolas o fato de 52% dos britânicos se mostrarem bastante fiéis a seus estilos de vinho favoritos, consumindo-os por mais de uma década. A constância, segundo o levantamento, se deve principalmente ao receio de “escolher errado”, e menos a uma verdadeira ligação com a variedade ou a marca em si. Dos pesquisados, apenas 10% declararam-se experimentais e a idade na qual acontece a maioria das aventuras vinícolas mostrou ser por volta dos 20 e 30 anos, já que o padrão de compra passa a ser estabelecido entre os 36 e 40 anos.

A pesquisa também concluiu que em 20% das vezes as pessoas são influenciadas a tentarem novos vinhos por causa dos companheiros – um percentual três vezes maior do que aquele alcançado pelas propagandas. A maioria dessas novas provas acontece em casa, em um restaurante ou na casa de amigos. Além disso, o estudo ainda revelou os cinco vinhos prediletos dos britânicos: Pinot Grigio (11%), Merlot (10%), Chardonnay (10%), Sauvignon Blanc (8%) e Rioja (7%). Este último, porém, é o favorito entre os homens – mostrando que há uma clara diferença de preferências entre os gêneros feminino e masculino.

Fonte: Portal UOL – Revista Adega

Como presentear com o vinho perfeito

Como presentear com o vinho perfeito

Quem ama vinhos certamente já pensou em presentear um amigo querido, uma namorada ou mesmo o chefe com uma boa garrafa de vinho. Nessas horas, até o maior dos enólogos fica inseguro e precisa levar em conta alguns fatores de escolha.

Antes de mais nada, leve em consideração o gosto do presenteado. Não adianta nada dar a ele um vinho que você adora, mas que talvez ele não vá se interessar. O melhor a fazer é encontrar um meio termo, algo que deva despertar emoção nele, mas que também seja do seu gosto. Fora isso, há outras cinco dicas que podem lhe ajudar a dar um presente inesquecível.

1. Gosto pessoal

Preste atenção no gosto do presenteado. É possível que ele tenha alguma predileção por um tipo de vinho, um país produtor, uma denominação de origem, uma variedade de uva ou mesmo uma vinícola. Dado esse primeiro passo, é hora de afunilar a escolha. Você pode optar por um rótulo impactante tanto por sua safra especial quanto por sua nota elevada na crítica, ou então escolher um vinho inusitado, que desperte curiosidade. Exemplo: se o presenteado for um amante de Pinot Noir, por que não escolher um varietal de uma região recentemente descoberta, como Oregon, nos Estados Unidos?

2. Vinho para harmonizar

Caso conheça o gosto gastronômico do presenteado, seu prato predileto, ou saiba de algo que ele adore cozinhar, aproveite para comprar um vinho que harmonize perfeitamente com o menu. Para não correr o risco de errar, peça uma indicação a algum sommelier de sua confiança ou dê uma vasculhada nas matérias de harmonização deste Almanaque do Vinho.

3. História de vida

Outra boa maneira de escolher um rótulo é levar em conta a história de vida do presenteado. Se sua ascendência for de imigrantes italianos, por exemplo, vinhos da região de onde seus parentes vieram é uma boa opção. Mas não caia no óbvio de optar por um vinho da região em que a pessoa vive. A graça irá se perder. Além dessa possibilidade, você também pode presenteá-lo com um vinho originário de algum país que ele visitou e adorou, o local de sua lua de mel, a origem da empresa em que trabalha (caso seja um agrado profissional) ou então fazer menção a uma terceira pessoa através do vinho, como escolher um bom rótulo espanhol para os fãs de Rafael Nadal. Enfim, use a criatividade e tente se lembrar de ligações que possam gerar grandes escolhas.

4. Unir vinho aos hobbies

Assim como qualquer outro presente, o vinho também pode ser uma alternativa personalizada. Existem vinhos que estão intimamente ligados a certos temas e fatores, tanto pelo produtor em questão quanto pelo nome e rótulo. Para os fãs da pop art, um vinho da coleção “Tribute to Andy Warhol” é uma escolha garantida. Para aqueles que preferem a sétima arte, um vinho da vinícola de Francis Ford Coppola agradaria bastante. Se a preferência for por golfe, que tal uma garrafa da vinícola de Greg Norman? Há outros vários vinhos “temáticos”, por assim dizer, que podem casar perfeitamente com os gostos pessoais e profissionais de seu presenteado.

5. Importância da data

Por fim, o mais comum é escolher um vinho de uma safra que seja relevante para a pessoa. Mesmo que não seja um grande vinho, com certeza irá agradar. O ano do nascimento dele ou dos filhos, a data em que ganhou alguma coisa muito importante, em que se formou ou em que foi promovido são boas opções. O maior problema, nesse caso, será encontrar a safra em questão. À medida que o tempo vai passando, elas vão ficando cada vez mais caras e raras.

Pense em criar uma relação emocional e não no preço

Em todos esses casos, o preço do vinho não é o principal fator. A não ser que seja um vinho caríssimo, isso não fará muita diferença para o presenteado. Os motivos que o levaram a escolher esse presente, sim, serão lembrados por um bom tempo.

Fonte: Portal UOL – Revista Adega